top of page
Foto do escritorSilvana Venancio

Mentiras que nos contaram sobre a amizade entre mulheres

Atualizado: 14 de dez. de 2019



Existem algumas mentiras que de tanto serem contadas, acabam tornando-se uma verdade difícil de ser contestada. E isso acontece em relação à amizade entre mulheres. 

Herdamos uma cultura que tentam nos desqualificar, através de falas que dizem que somos falsas e invejosas, entre outras coisas. 


Talvez você diga que existem mulheres falsas, assim como existem homens falsos. Mas não é isso que essas afirmações dizem. O que  elas afirmam é que somos falsas, porque somos mulheres. Isso significa que há algo nosso caráter, na nossa psique, na nossa biologia, que diz quem nós somos e como agimos. Mas isso não é verdade.


Por isso, quando repetimos que as mulheres são falsas, que têm inveja uma das outras e que não podem ser nossas amigas, além de nos incluirmos nesse grupo, estamos desvalorizando as outras mulheres.


Porém, basta olharmos para dentro de nós e para as mulheres que estão na nossa vida e veremos o quanto isso é mentira. Mas o fato é que, em algum momento da nossa vida, nós também acreditamos nessa mentira. Porque somos herdeiras de uma cultura que despreza o feminino. Essa cultura diz que existem coisas de mulherzinhas, e essas coisas são vistas como desprezíveis. Que bom que existam coisas de mulherzinhas, afinal somos mulheres e cultivamos aquilo que é do nosso interesse.


De um modo geral, às vezes, nós, mulheres, repetimos essas falas; sem pensar como isso pode reforçar uma atitude negativa e de desvalorização do lugar da mulher no mundo e nas relações.


Olhe para as suas amigas. Olhe para a sua mãe, tias, irmãs, filhas. Somos mulheres e as nossas amigas também são. 


Eu tenho amigos homens, mas quando meu coração está partido eu não vou conversar com eles. Quando o casamento acaba, quando namoros terminam, quando o chefe te persegue, são as suas amigas que ouvem o seu choro e o seu lamento.


Eu tenho participado de encontros de mulheres empreendedoras e eu descobri uma rede enorme neste sentido, sabe por quê? Porque mulheres ajudam mulheres. Fazemos isso, porque geralmente temos as mesmas feridas. Sabemos como é difícil ter sucesso profissional, quando a nossa prioridade é a família. Sabemos como é difícil viver numa sociedade que julga a sexualidade da mulher, sendo que para os homens tudo é permitido.


Quando alguém diz que um homem é “galinha”, por exemplo, isso é um troféu, um prêmio para a sua masculinidade. Mas para nós a recíproca não é verdadeira.


Está na hora de inauguramos novas falas, novos discursos a respeito da amizade entre mulheres. Eu não tenho filhas, mas tenho sobrinhas. Eu quero que elas cresçam num mundo onde as mulheres sejam valorizadas. E para quem usa o texto bíblico para reforçar todos os estereótipos negativos em relação às mulheres, eu quero dizer uma coisa: leia a Bíblia com o Espírito de Cristo, lembre-se que Deus criou mulheres e homens a sua imagem e semelhança.


Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir, compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário aqui. E curta também a minha página. Me segue no Instagram, todo dia tem um vídeo com uma mensagem do Evangelho. E toda quarta tem vídeo no YouTube. Visite também o meu blog. Grata!


Silvana Venancio, é pastora, teóloga e professora de Filosofia. É divorciada, mãe do João Paulo e do José Esthevão. É discípula de Jesus de Nazaré há mais de 40 anos, e vive a sua espiritualidade com respeito e abertura a todas as confissões religiosas.


117 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page