top of page
Foto do escritorSilvana Venancio

Como conquistar a liberdade dentro de casa



Existe um sociólogo francês bastante conhecido, chamado Pierre Bourdieu, que fala da opressão da mulher, explicando como o espaço da casa era do feminino e como o mercado era o espaço do masculino. Ele afirma que existem alguns aspectos físicos que podem ter contribuído nessa configuração. O órgão sexual feminino é pra dentro e o órgão sexual masculino pra fora, por exemplo. Basta olharmos a história da humanidade e vamos concordar com ele. Nós mulheres em muitos momentos fomos confinadas dentro de casa.


Mas um dia, a primavera floresceu e conseguimos sair, foi aos poucos, num período longo, que ainda estamos vivendo. Finalmente ocupamos o espaço do mercado. Não é uma conquista definitiva ainda, pois não alcançou todas as mulheres do mundo e de longe é uma conquista perfeita. Mas é muito bom poder ir e vir livremente, possuir um imóvel, votar, ter uma profissão, ter a guarda dos filhos, entre outras conquistas importantes. E existem outras coisas, que não são menos importantes, como a liberdade de poder viajar sozinha, tomar um café com as amigas, um vinho ou uma cerveja, livremente. Enfim, muitos ganhos.

Temos o espaço do mercado, mesmo que ainda haja muitas coisas para serem conquistadas. Mas, nesse processo, o espaço da casa pode ter sido esquecido, como um lugar de liberdade e de plenitude da mulher. A conquista do espaço do mercado, não veio junto, com a independência do espaço interno da casa. Muitas mulheres que têm suas profissões, que se sustentam ou contribuem no sustento da casa, vivem dentro dos seus lares como se nada tivesse mudado, em relação aos ganhos e conquistas das lutas das mulheres, e nesse tempo de isolamento isso fica ainda mais claro.


Mulheres que vivem para servir seus maridos que ficam o tempo todo pedindo água, enquanto fazem alguma coisa, ou pedindo cerveja, enquanto assistem a um jogo repetido na televisão. Mulheres que vivem para servir filhos adolescentes que não sabem o que é lavar uma louça ou como ligar uma máquina de lavar. Mulheres sem tempo de silêncio e de descanso por causa dos filhos pequenos, que perguntam e exigem a sua presença o tempo todo.

É necessário que aconteça uma libertação dentro e fora do espaço da casa. Viver certa liberdade no espaço externo e um aprisionamento no espaço interior, é algo singular. Pois mostra que necessitamos de uma liberdade que saia de dentro pra fora, da nossa alma. Uma liberdade que não nos escravize. Uma liberdade que nos liberte da culpa e da compulsão de sermos “burros de carga”. Uma liberdade que nos leve a pedir ajuda, e a reconhecer os nossos limites. Uma liberdade que nos dê coragem de dizer não.

Você pode dar passos simples, em direção a conquista da sua liberdade interna, que irá refletir no seu ambiente externo. Primeiro você precisa se conscientizar que é um ser humano, que é amada por Deus, que você foi criada a imagem e semelhança desse Deus. E como tal, é livre, criativa, cheia de vida e com muitas potencialidades. O segundo passo é guardar um tempo sagrado só pra você. Saiba que você não é deus, e que sua família vai sobreviver alguns minutos sem a sua presença e sem te pedir nada. Terceiro, ore sempre. Nesse espaço de oração, não peça nada para você e nem para ninguém, apenas respire, pense em Deus. Isso vai te energizar e te fortalecer para você consiga ser quem você é, livre e plena.

Fica com Deus, até o próximo texto. Curta, compartilhe com seus amigos amigas e deixe o seu comentário aqui. Me segue também no Instagram e no YouTube. Visite e curta a minha página no Facebook. Se inscreva aqui. Grata! 

Silvana Venancio é pastora, teóloga e professora de Filosofia. É divorciada, mãe do João Paulo e  do José Esthevão. Discípula de Jesus de Nazaré há quase 40 anos, vive a sua espiritualidade com respeito e  abertura a todas as confissões religiosas. 

Eu criei um grupo para postar um conteúdo EXCLUSIVO, todos os dias.Pode ser uma pequena reflexão, um áudio ou um vídeo sobre Espiritualidade, Arte e Saúde. Quem estiver no grupo vai receber o eBook A Vida que nasce da dor. Mas fique tranquila só eu posso postar, nesse grupo não terá "bom dia" e nem "KKk". Participe. Grata! Silvana Venancio. Clique aqui 👉🏽https://chat.whatsapp.com/KX0c75F6uiDHWj5xAzSG5d


35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page