top of page
Foto do escritorSilvana Venancio

3 atitudes que dificultam o cuidado de si mesmo


Eu fiz um vídeo sobre o cuidado de si e eu lancei a seguinte pergunta: por que cuidar de si mesmo é tão difícil? E uma pessoa aqui da página me devolveu a pergunta. Nesse texto, eu quero identificar três pontos negativos, ou seja, porque esse cuidado é tão difícil para algumas pessoas e no próximo texto eu irei sugerir três atitudes que podemos adotar para cuidar de nós mesmos.


A dificuldade de cuidar de si pode vir de muitos lugares e vou eleger três coisas que me impediram, durante muito tempo, que eu elegesse o cuidado próprio como uma necessidade até que ele se tornasse um valor e uma verdade importante para mim, para minha alma.


Eu não sei em que momento da minha vida eu passei a acreditar que o cuidado comigo seria um modo de excluir o cuidado com o outro, com esse outro, que pode ser qualquer pessoa, que num determinado tempo ou até mesmo a vida inteira precise da minha atenção. Essa é uma armadilha muito fácil de cair. Somos reféns de uma mentalidade de exclusão e isso só nos atrapalha. Uma coisa não exclui a outra.


A nossa crença religiosa pode ser um empecilho para negligenciar o cuidado próprio. Vou te dizer uma coisa, eu já ouvi de muita gente, de diferentes confissões religiosas a seguinte frase: eu não estou preocupada comigo, a minha missão é servir. Essa pode ser uma frase muito bonita e verdadeira, mas ela deixa de fora uma orientação importante do Evangelho que diz para amar o próximo como a nós mesmos. Será que somos mais sábios que Deus, que elegeu o amor próprio como uma prioridade importante?

Outra coisa que nos impede de cuidar de nós mesmos é eleger a falta de tempo para isso.


Talvez essa seja a desculpa que nós mais usamos, eu já usei muitas vezes e ainda uso. Mas basta abrir os olhos e olhar para muitas de nós, para as doenças que temos. O mundo está doente e quase todas as doenças são resultado de falta de cuidado consigo mesmo. Falta de cuidados básicos com a alimentação, com a qualidade do sono, viver de modo sedentário. Iremos cuidar e tentar salvar o mundo inteiro, enquanto nos enchemos de remédios e lotamos os consultórios médicos? Triste realidade. Achamos tempo para tudo o que é importante. Nem precisa de tanto tempo assim, basta organização e eleger prioridades.


Mas como nem tudo está perdido e Deus nos deu uma vida pra gente viver, bora viver e nos e reinventar. Eu não sei você, mas eu não quero morrer cedo, vítima de uma síndrome de messianismo. Eu sou apenas uma mulher. Jesus é o Salvador, eu sou apenas uma criatura que necessita de salvação. No próximo texto, na sexta-feira, eu vou falar sobre três atitudes para iniciar uma rotina de cuidado de si.


Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir, compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário aqui. E curta também a minha página no Facebook. Me segue também no Instagram, todo dia tem um vídeo com uma mensagem do Evangelho. E toda quarta tem vídeo no YouTube. Grata! Silvana Venancio.


51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page