top of page
Foto do escritorSilvana Venancio

Você pode receber cuidados da sua rede de amizades

Atualizado: 14 de dez. de 2019



No início da semana, eu participei de um encontro para mulheres empreendedoras, cujo objetivo é criar uma rede de negócios, de parcerias. Por que, isso? Porque nós mulheres temos quase sempre os mesmos problemas, as mesmas dificuldades. Sabemos o que cada uma sente, o que cada uma passou para chegar até onde nós chegamos. E pra ser bem sincera, não foi fácil e não é fácil.


Olhar para aquele grupo de mulheres, me levou a pensar sobre as redes de amizades, sobre o valor de proteção, de cuidado dessa rede. Eu tenho falado muito de cuidado aqui, sobre a necessidade de cuidarmos de nós mesmas. Mas, talvez, eu tenha me esquecido de dizer que esse cuidado não precisa ser solitário, ele pode ser em rede.


O cuidado pode e deve ser um processo comunitário. O problema que eu tenho apontado nos meus textos, é que algumas de nós achamos que esse cuidado só pode vir de uma figura masculina, dos filhos ou de alguém da família. Mas, e quando isso não acontece? Vamos passar a vida achando que alguém deveria cuidar de nós? Claro que não.


Cuidar de si mesma, é buscar, na sua vida, redes de cuidado; é buscar estar em ambientes, estar com pessoas que podem proporcionar esse cuidado, de um modo simples, alegre e lúdico. Esse é o poder das redes de amizades.


Que tipo de cuidado uma pessoa adulta precisa para viver bem? Vou partir do princípio que temos casa, comida e sustento. Mas, se não temos, uma rede de amigos, pode nos ajudar a encontrar um local para morar, ajudar com a alimentação e compra dos remédios. Uma rede de amigos, de amigas, pode nos ajudar a conseguir um emprego, a nos indicar para uma venda, para uma parceria de negócios.


Viver a experiência de uma rede de amigos, de amigas, é poder experimentar o poder curador de receber uma palavra de ânimo, de encorajamento, de pessoas que conhecem quem nós somos. E boa parte desses amigos, dessas amigas, caminhou com a gente a vida inteira, sabe o que nós passamos, conhece quem nós somos de verdade.


Por isso, eu não quero ser uma mulher que precisa de um homem, apenas, para cuidar de mim, eu tenho uma rede amigas que me apoiam nesse cuidado. É claro que num relacionamento a dois deve existir cuidado e proteção, mas esse cuidado não pode estar depositado em uma única pessoa. Namoros terminam e casamentos também, mas amizade verdadeira, não.


Olhe para a rede de mulheres que está à sua volta, mulheres guerreiras, mães, esposas, profissionais. Mulheres que cuidam de si e tiram um tempo para expressar o seu cuidado com a outra. Isso é maravilhoso demais. Eu cuido de mim, mas eu não estou sozinha nesse cuidado. Deus cuida de mim, meus amigos também cuidam, a minha comunidade religiosa também exerce esse papel. Tudo isso forma uma rede de proteção e de cuidado. Perceba essa rede de proteção na sua vida, agradeça e fique feliz por isso, você não está sozinha, eu não estou sozinha.


Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir, compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário aqui. E curta também a minha página no Facebook. Me segue no Instagram, todo dia tem um vídeo com uma mensagem do Evangelho. E toda quarta tem vídeo no YouTube. Grata! Silvana Venancio.

Se você quiser enviar uma pergunta ou uma questão para que eu fale desse assunto nos vídeos de quarta é só enviar um e-mail para: cartasparasilvana@gmail.com


Instagram: https://www.instagram.com/pastorasilvanavenancio

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCBIdJx_Ntn808Y9Hi6xia-Q


40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page