Antes de responder a esta pergunta, eu quero te dizer que teologia é um ato segundo, como diria um teólogo peruano. Mas o que isso significa? Que primeiro acontece a experiência de fé e depois nos perguntamos sobre os conteúdos, sobre a natureza dela. Por isso, uma boa teologia nasce da experiência, de um coração encharcado de Deus e num segundo momento nos perguntamos sobre as razões da nossa fé. “Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (I Pedro3:15).
Por isso não é necessário ter medo de estudar teologia, e com isso perder a fé. A teologia nasce da fé. A pessoa de fé, salvo raras exceções, não é alguém isolada do ambiente que vive. Quem professa a fé em Jesus, geralmente, é uma pessoa inserida no mundo da cultura, do entretenimento, do conhecimento, da família e do trabalho. É alguém que estuda, que se relaciona com pessoas que creem e com os que não creem. É uma pessoa que está exposta a muitos questionamentos e se for uma pessoa sincera com ela mesma, também assumirá os seus próprios questionamentos. E mais do que isso, pode ser alguém que deseja saber mais.
Eu tinha doze anos, quando eu comecei a ler a Bíblia toda, pela primeira vez. Eu queria estudar, saber, conhecer mais, aprender. Confesso que no início, eu tinha um pouco de medo, e se eu perdesse a minha fé. E se eu descobrisse que muito do que eu aprendi não corresponde à realidade, eu pensava. Um dia, numa aula na Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro – Puc-Rio, eu ouvi do Padre Bouzon, que fé não se perde, e isso mudou a minha vida. Eu não tinha mais medo de estudar, de mergulhar nos textos bíblicos e teológicos importantes, pois eu sabia que fé era confiança e entrega a Deus. Estudar teologia, então, só fortaleceu a minha experiência com Deus.
De tudo o que eu aprendi nos meus treze anos estudando na Puc-Rio, o mais importante é que Deus é mistério de amor. E amar a Deus, fazer uma experiência de Deus, em oração não se opõe ao labor teológico. Eu posso como Pedro, com temor, estar pronta a dar as razões da minha fé. Teologia é o estudo de um Deus, que é mistério, estudo mediado pela fé e pela Revelação, que se tornou uma Escritura. Tudo isso sem esquecer da conexão com o nosso tempo. Fazer teologia não é simplesmente repetir o passado. É uma jornada cheia de mistérios e beleza. O mistério só se diz em poesia, e a expressão da fé só em teologia. Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir o texto, e também compartilhar com seus amigos. Grata! Silvana Venancio. #espiritualidade #amor #vida #Deus #Fé #Bíblia #Teologia #experiencia #silvanavenancio
Comments