top of page
Foto do escritorSilvana Venancio

Por que é tão importante mudar de vida?

Atualizado: 14 de dez. de 2019


Eu não quero continuar sendo a mesma pessoa. Tendo as mesmas reações. Agindo da mesma maneira. Sabe aquela história dos animais que mudam de pele, daqueles que precisam mudar de casco, porque já não cabem mais dentro dele? É isso que eu quero.

No reino humano, também deveria ser assim: de quando em quando – sei lá, de 20 em 20 anos, ou num tempo próximo a isto – deveríamos mudar. Não são os números que importam, mas observar que chegou a hora de mudar.


Se a necessidade de mudança acontecesse como surgem as estações, seria bom. Jesus disse que basta olhar os sinais. Quando as folhas caem é a vez do outono, quando as flores surgem é a vez da primavera e por aí vai. Porém, talvez, não seja possível mudar como as estações, pois se fôssemos como elas, mergulharíamos num “caldo” de instabilidade, num eterno devir. Contudo, eu posso ver os sinais. Está na hora de mudar.


O nosso mundo pede estabilidade, às relações solicitam permanência, pois mudança gera medo e insegurança. Só que o engessamento, a solidez exagerada, pode “quebrar” as relações e esse é um grande motivo para mudar. Mas lembra do devir, daquele que o filósofo, que viveu antes de Sócrates falou? “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou.”


Num mundo de permanência, nos esquecemos disso, queremos viver da mesma forma ou pior: ficamos no mesmo lugar e não percebemos que o rio a nossa volta mudou e que nós também mudamos.


A mudança é inevitável, aceitá-la é viver em paz. Eu quero mudar para ser uma nova pessoa nas minhas antigas relações. Essa concha não me pertence mais. Eu sou livre para mudar de pele. Livre pra confiar em Deus. Mas será que é possível mudar a essa altura do campeonato? Claro que sim. Viver é experimentar mudança.


Um bom começo é olhar pra si. Ficar em silêncio e perceber o desejo de mudança que brota da alma. Quando você prestar a atenção aos seus sentimentos mais profundos, irá perceber que a hora de mudar chegou, não dá mais pra esperar. E quando ela chega, ela chega. Não tenha medo. Deus está com você. Mudar assusta. Mas quem não muda, morre, sufoca. Mude de concha. Mude de vida. Eu quero mudar de vida.

Fica com Deus, até o próximo texto. Curta, compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário aqui. Me segue também no Instagram e no YouTube. Visite e curta a minha página no Facebook. Grata! Silvana Venancio é pastora, teóloga e professora de Filosofia. É divorciada, mãe do João Paulo e  do José Esthevão. Discípula de Jesus de Nazaré há quase 40 anos, vive a sua espiritualidade com respeito e  abertura a todas as confissões religiosas. 


Eu criei um grupo para postar um conteúdo EXCLUSIVO para quem estiver no grupo. Pode ser uma pequena reflexão, um áudio ou vídeo sobre Espiritualidade e Saúde. Quem entrar no grupo vai receber o eBook A Vida que nasce da dor e em dezembro ganhará um presente: um eBook com todos os meus textos. Mas fique tranquila só eu posso postar, esse grupo não terá "bom dia" e nem "KKk". Participe. Grata! Silvana Venancio.



P.S Devido a mudança de casa eu resolvi reeditar esse texto.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page