Essa é uma daquelas perguntas que poderiam ser respondidas em menos de uma linha. Mas nem tudo é tão simples assim. Se pudéssemos simplificar todas as coisas nas nossas vidas seria muito bom. Mas como diz o padre Alfonso Garcia, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), não somos amebas, somos seres multicelulares, somos complexos.
Quando não há outra alternativa que não seja confiar em Deus só é possível se entregar. Mas pra ser sincera, quando eu olho para a história da minha vida, eu vejo que nunca houve outra alternativa que não fosse confiar em Deus. Eu sei que alguém pode me chamar de piegas e dizer que para uma doutora em teologia, eu sou muito fideísta, pode ser, seja como for, foi justamente por ter estudado na PUC que eu vejo milagre em tudo.
É claro que na minha caminhada de vida existiram muitas dores, e elas ainda existem e vão continuar existindo. E o milagre está justamente aí, eu sonhei, eu desejei, mesmo passando por dores. Eu sentia em cada momento desses, que Deus estava pegando nas minhas mãos. Eu sentia que ele estava perto, quando o meu pai morreu. E quando o meu avô morreu, depois de ter ocupado o lugar do meu pai na minha vida, nesses momentos, a única alternativa foi confiar em Deus.
Agora o fato é que não precisamos de grandes perdas para poder confiar em Deus. A vida por si só se encarrega de trazer as dores e as decepções. Quando um sonho é desfeito, quando uma expectativa não é alcançada, em cada momento desses, só há uma alternativa, confiar em Deus. Mas precisamos ser realistas, a única alternativa será sempre confiar em Deus. Não precisamos esperar que algo ruim nos aconteça para poder confiar, Deus está em tudo que fazemos. A questão é: nem sempre percebemos isso.
Eu tenho aprendido algo na minha caminhada com Jesus, não dá pra ir fazendo as coisas, iniciando projetos, relacionamentos e só depois pedir socorro, como se Deus fosse um quebra-galho a que pudéssemos recorrer somente quando as coisas não dão certo. Incluir Deus em tudo, no entanto, não é uma fórmula mágica, ou seja, a garantia de sucesso, não é isso. Pôr Deus em tudo é assumir a nossa vulnerabilidade. Não temos o poder de controlar todos os processos, todas as atitudes das pessoas, nem mesmo as nossas.
Quando a única alternativa é confiar em Deus, significa que assumimos o risco da vida. Pois seja qual for o resultado nós vamos viver confiando em Deus. Isso faz toda a diferença.
Saber que Deus está perto nos dá um alívio, porque se nada der certo, se de alguma forma os nossos planos forem frustrados e se os nossos relacionamentos terminarem teremos um lugar para ir, para chorar, para receber colo. Teremos alguém para nos acolher. Esse alguém é um Deus bom. Ele não vai dizer eu te disse, bem feito, eu falei que não daria certo. Ele vai dizer: eu te consolo, eu enxugo as suas lágrimas. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir, compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário aqui. Grata! Silvana Venancio.
Comments