Recebi esse convite especial da Pastora Silvana, no mês de luta contra o câncer de mama, para falar um pouco sobre a espiritualidade diante do diagnóstico de câncer. Quando fiquei sabendo que estava com câncer, questionei a Deus: por que estava acontecendo isso comigo? Sempre me cuidei e apareceu essa doença, e agora? Como seria a minha vida? Como eu iria cuidar do meu filho? Será que sobreviveria? Uma mistura de sentimentos e de incertezas, sufocantes, acompanhado do desespero me invadiu. Fui preenchida por uma tristeza que não sabia de onde vinha. Quando cheguei em casa e contei para o meu esposo, ele virou e disse que iríamos passar por isso juntos e que tínhamos que ter fé.
Nossa... Que puxão de orelha! Fé... Onde estava a minha? Larguei-a assim que passei pela porta do consultório. Parei, respirei e fiz as “pazes” com Deus. Sim, porque eu que briguei com Ele. Foi uma conversa longa, como há muito tempo não tinha. Entreguei-me em suas mãos, disse que iria deixar que Ele tomasse conta de tudo e me orientasse nesse processo. Fui preenchida por uma esperança que não sei de onde provinha, comecei a ver que o obstáculo que estava à minha frente era possível de transpor. Não vou mentir e dizer que a partir desse momento tudo ficou fácil – pois não foi – e não é, a cada passo do tratamento nossa esperança é colocada à prova, as reações às medicações são severas. Vivemos em altos e baixos de sentimentos e incertezas, lutamos todos os dias, damos mais valor à vida e cada minuto de convivência.
Para superar, encontrei na fé o meu refúgio e a oração é o meu sustento. Como disse: não é fácil! Manter a fé não é sinônimo que você é uma fortaleza. Há momentos que nos sentimos fracos, que somente a oração nos ergue. É com a oração que pedimos a Deus que nos fortaleça e que tenhamos sabedoria para enfrentar o problema em questão. E, ao orarmos, temos que ter fé, assim como está escrito “tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” (Mt 21,22). Devemos orar e perseverar, ou seja, pedir incessantemente e aguardar no Senhor.
Quero que você, ao ler, perceba que mesmo na escuridão, há luz. Mesmo os obstáculos mais difíceis, podemos superá-los com fé! Dificuldades todos passamos, o que diferencia é a forma como lidamos com elas. Vivamos com intensidade, repletos do amor de Deus. Que os nossos dias sejam cheios de graça e leveza.
Michele S. Amaral
Fica com Deus, até o próximo texto. Curta, compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário aqui. Me segue também no Instagram e no YouTube. Visite e curta a minha página no Facebook. Grata!
Silvana Venancio é pastora, teóloga e professora de Filosofia. É divorciada, mãe do João Paulo e do José Esthevão. Discípula de Jesus de Nazaré há quase 40 anos, vive a sua espiritualidade com respeito e abertura a todas as confissões religiosas.
Mentora de Espiritualidade, ajuda mulheres a se reconectarem com elas mesmas, através da espiritualidade e do autoconhecimento. E como faz isso? Através de cursos, palestras, retiros, workshops em instituições religiosas e seculares. Entre em contato e podemos conversar mais de como posso te atender:
Cel: (21) 99799-2971; email: sgvenancio@gmail.com
Comments