top of page
Foto do escritorSilvana Venancio

Descubra como fazer um pacto de vida

Atualizado: 31 de mai. de 2019


Eu quero fazer um pacto de vida


O que eu preciso deixar morrer pra que eu possa viver? Essa talvez seja a pergunta de uma vida, da minha vida. Talvez, nem em mil anos, de terapia eu consiga respondê-la. Mas, eu quero tentar, sei que não terei uma resposta definitiva. Mas afinal, pra que serve tanto estudo se não servir pra isso. Eu sei que na minha jornada acadêmica eu não escrevo sozinha. Existem centenas de anos, de textos, de autores, de autoras que estão junto de mim, quando escrevo. Porém, tem caminhos que só é possível fazer sozinha e esse é um deles. Essa pergunta, só eu posso responder. Ninguém pode respondê-la por mim. Então, que seja assim.

Eu preciso deixar de ser ansiosa, ando preocupada com muitas coisas, minha pretensão de ser Maria há muito foi esquecida e tenho vivido como Marta, preocupada com muitas coisas. Em minhas preocupações, existe o medo da velhice, da solidão, de ficar doente, de passar necessidade. Medo que não me tira o sono, mas que me deixa doente. O Evangelho me fala de fé, de não andar ansiosa por coisa alguma. Descobri que em alguns momentos eu tenho fé, e em outros, um ateu é mais crente do que eu. Preciso deixar morrer a ansiedade, pra deixar viver a confiança e a esperança. E como eu faço isso?

Eu quero fazer um pacto de vida, eu quero sepultar a ansiedade, a falta de confiança. Nesse pacto, eu quero fazer algumas afirmações de fé: Deus eu confio em ti, sei que nada de ruim vai me acontecer, sem que tu estás perto de mim, me fortalecendo, me amparando. Sei também que nada acontece por acaso, e que até mesmo as minhas dores e as minhas dificuldades têm um lugar importante na minha vida. Sei disso, por isso eu confio em ti e toda vez que eu sentir ansiedade, vou me lembrar disso. No meu pacto de vida, eu faço um compromisso comigo: eu não vou desperdiçar nenhum momento de alegria, de amor e de carinho, por qualquer motivo que seja. No meu pacto de vida, eu afirmo, eu vou viver cada dia de um modo simples. E todos os dias da minha vida eu vou me entregar a Deus. Perto dele, eu estou segura. Não é um pacto de não sofrer, não há garantias. É um pacto de esperança, de manter a confiança, de cultivar a alegria, pois a vida é maior que tudo que eu possa conquistar. Deus está perto, não estou sozinha.


Se você também deseja fazer parte desse pacto: fique em silêncio e ouça a voz de Deus e a sua própria voz. Você também pode compartilhar esse texto, pra que seus amigos também façam um pacto de vida.


Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir, compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário aqui. Grata! Silvana Venancio


119 visualizações1 comentário

1 Comment


janeqcc
Nov 18, 2019

E assim vamos! Pacto de vida plena em Cristo todos os dias...

Excelente texto!!!

Bjs

Like
bottom of page