Agora, se isso se limitasse apenas ao trabalho, estaria “tudo bem”. Porém, não é assim que as coisas acontecem. Quem tem dificuldade de dizer não, acaba dizendo sim pra tudo, sobrecarregando-se e, no fim, reclamando e dizendo que tudo fica em suas costas.
Você tem dificuldade de dizer não? Para algumas pessoas isso não é um problema, elas dizem não e pronto. Vivem as suas vidas tranquilamente, como se nada tivesse acontecido. Mas se você é como eu, uma pessoa que tem dificuldade de agir assim, eu te convido a ler esse texto e aprendermos juntas a dizermos não.
Durante muito tempo, eu achava que deveria dizer sim para tudo. Aceitava todos os desafios e tarefas no trabalho. O resultado disso era cansaço, irritação e um sentimento enorme de insatisfação.
O interessante é que ninguém nos obriga a fazer isso. Somos NÓS que aceitamos as tarefas, somos NÓS que muitas vezes oferecemos ajuda e somos NÓS que dizemos sim para quase tudo que nos pedem. E por que agimos assim?
Parece que em algum momento da nossa vida, talvez por causa da criação ou por uma convicção religiosa, acreditamos que é nosso dever atender a quase todas as demandas das pessoas. O mais grave é que achamos que isso é bom, que somos pessoas boas por causa disso e que estamos cumprindo uma missão dada por Deus. Mas eu faço uma pergunta pra você e pra mim, quem nos colocou nesse lugar? Quem disse que era nossa responsabilidade fazer tudo para todo mundo?
Que mecanismos internos existem em nós, que nos fazem acreditar que é nossa responsabilidade cuidar de todos? Isso é grave, porque quando assumimos o papel de super mães, de super avós, de super mulheres, de super profissionais, esquecemo-nos de algo básico: que somos apenas seres humanos, e não deuses.
Portanto, para que tenhamos uma boa saúde mental, espiritual e emocional, precisamos aprender a dizer não, e isso não nos torna insensíveis, muito pelo contrário, é um sinal de saúde. E como fazemos isso?
A primeira coisa é perceber a nossa humanidade. Somos criaturas feitas de barro, o simbolismo bíblico nos ensina isso. Somos terra, somos húmus, que é de onde vem a palavra humildade. Entender que somos apenas humanos é um grande passo na nossa vida. Não podemos dizer sim o tempo todo, porque não conseguiremos nos manter saudáveis assim, e admitir isso é um sinal de humildade.
Segundo, podemos dizer não, porque somos seres livres, podemos não querer fazer alguma coisa e não tem problema nenhum nisso, nem Deus diz sim o tempo todo. Podemos dizer não, porque as pessoas são autônomas e criativas, elas podem em determinados momentos, viverem muito bem sem a nossa ajuda. Não somos imprescindíveis.
E, por último, podemos aprender a dizer não de um modo suave, dizendo, por exemplo: eu não posso te ajudar nesse momento. O mundo não vai acabar por causa disso e vamos perceber que, talvez, dá um não para o outro seja a única forma de dar um sim para gente.
Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir, compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário aqui. E curta também a minha página. Me segue no Instagram, todo dia tem um vídeo com uma mensagem do Evangelho. E toda quarta tem vídeo no YouTube. Grata!
Silvana Venancio, é pastora, teóloga e professora de Filosofia. É divorciada, mãe do João Paulo e do José Esthevão. É discípula de Jesus de Nazaré há mais de 40 anos, e vive a sua espiritualidade com respeito e abertura a todas as confissões religiosas.
Comments