top of page
Foto do escritorSilvana Venancio

3 sinais de que você pode ser uma pessoa resistente a mudanças


Uma frase bem conhecida de todos nós diz que quem não consegue se adaptar morre. Sabemos como isso funciona na natureza, os animais ou as bactérias que não se adaptam ao meio ambiente morrem. Profissionais que não se adaptaram as novas tecnologias perdem boas oportunidades de trabalho.

Quase todas as pessoas desejam mudar, ninguém gosta de ser visto com obsoleto e estagnado. É horrível quando nossos filhos perguntam como era na nossa época, como se tivéssemos vivido a nossa adolescência ou juventude no século XVIII.

O nosso desejo de mudança fica muito claro quando fazemos promessas no final do ano ou quando oramos pedindo a Deus que nos ajude a mudar. As vezes queremos deixar um habito, outra queremos deixar de agir de uma determinada maneira. Seja como for, existe em cada um de nós um desejo de mudança. Mas será que estamos preparadas quando essas mudanças chegam?

Você já experimentou a sensação de se agarrar a um sentimento antigo, a uma situação que você já conhece com medo de viver algo novo? Eu já e isso é um sinal de resistência a mudança. Um exemplo: eu tenho uma amiga que desejava vender o carro, ela não queria dispender dinheiro para fazer o conserto que o carro precisava. Ela fazia uso dele, em média uma vez por semana e por isso ela o colocou à venda. Mas na hora de fechar o negócio ela se deu conta que não estava preparada para se desfazer desse bem. O sentimento de perder a autonomia que o carro lhe dava foi maior do que a realidade de saber que o custo benefício dele só gerava prejuízo. Ela não sabia viver sem o carro, dirigia desde dos dezoito anos, como seria agora?

Ter muito medo diante do novo, do desconhecido, pode ser outro sinal de uma pessoa resistente a mudança. Mudar significar sair de um lugar que conhecemos e ir pra um lugar desconhecido e isso nos assusta. As vezes podemos preferir ficar num relacionamento ruim, com sentimentos que já conhecemos do que ter a coragem de ter experiências novas.

Se você é alguém que deseja algo novo, mas quando isso acontece fica travando conversas mentais que justificam a situação que você disse que gostaria de mudar, isso também pode ser um sinal de resistência a mudanças. Eu falo isso, pois sei muito bem como é esse sentimento. Eu fico doente quando eu tenho que mudar de casa, de bairro, por exemplo. Qualquer coisa que na minha vida exija grande mudanças me abala emocionalmente.

Ser resistente a mudança diz muita coisa sobre mim e me desafia a confiar mais em Deus. A Bíblia diz que o justo viverá pela fé. E a fé é se deixar guiar por uma certeza daquilo que não vemos, ou seja, fé é confiança.

Vencer a resistência a mudança é se deixar guiar por Deus. Ele pode estar sinalizando algo novo e que por medo nós rejeitamos. Tem um cântico muito conhecido que diz: “se uma porta se fecha aqui, outra porta se abre ali”. Mas quando isso acontece, entramos em desespero. Não temos a serenidade de analisar que talvez algo tenha acabado porque estava na hora de terminar ou porque no fundo foi isso que desejamos ou pedimos a Deus. Mas a nossa resistência a mudança nos impede de nos alegramos com as novas oportunidades que a vida está nos dando. O nosso medo de mudar as vezes é o maior impedimento para aproveitarmos novas oportunidades de crescimento, de evoluirmos. Ao invés de viver o novo, gastamos muito tempo lamentando o que perdemos. É claro que é importante guardar um tempo de luto, quando grandes perdas nos acontecem, eu tenho um texto aqui sobre isso. (deixo um link abaixo). Mas se ficarmos tempo demais na situação de lamento, não iremos conseguir ver as novas oportunidades que Deus está nos dando. Eu não sei você, mas mesmo sendo resistente a mudança, eu sei que eu preciso mudar. Eu não quero ser uma pessoa que vá morrer agarrada ao passado, dizendo que bom mesmo era escrever com uma Olivetti. Eu quero me reinventar. Mudar o meu modo de me vestir, de arrumar o cabelo. Eu quero ter novas experiencias com Deus. Me desafiar. Afinal mudar é viver.

Fica com Deus, até o próximo texto. Lembre-se de curtir, compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário aqui. Curta também a nossa página no https://www.facebook.com/pastorasilvanavenancio/

Grata! Silvana Venancio.







8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page